quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A Sinceridade Fotográfica

Amigos, sinceramente, uma das minhas melhores fotos não é sincera.

Ou será que é?

Então, é essa a polêmica que quero lançar.

A foto é esta abaixo, realizada na IV Saída Fotografia e Cultura: Itaim - Bibi, em outubro de 2008. O título que dei é “Balé Aéreo”.

Balé Aéreo

Os constantes aviões passando para aterrissar no Aeroporto de Congonhas são uma ótima oportunidade para composições interessantes. É só parar no local certo e esperar. Bom, mas nem sempre podemos ficar parado na rua durante muitos minutos esperando a cena correta se formar. E quando acontecer também pode dar algo errado.

E neste dia em especial foi o que aconteceu. Eu queria compor com a lua, um avião e o prédio. Mas não estava dando muito certo. Quando o avião passava eu tinha apenas um instante para clicar. E eles não passavam exatamente na mesma trajetória. Eles vinham por detrás do prédio, e quando apareciam eu tinha que enquadrar, e aí eles já tinham passado ou eu batia ás pressas.

O que consegui foram as duas fotos abaixo, que depois foram fundidas no Photoshop. Mas isso foi honesto?

Nesta última foto eu até já tinha todos os elementos que queria, mas não ficaram ao meu gosto.

Percebam que além de criar a composição que, embora fosse possível, não aconteceu, eu dei uma “aumentadinha” no avião, em relação á lua. O resultado é verossímil, mas não é verdadeiro. Ou é? A foto é o que é, o que aconteceu de verdade no céu, naquele momento, não importa.

Sinceramente amigos, acho que não faltei com a verdade. A sinceridade fotográfica não está no quanto ela foi tratada no computador, e sim na atitude do fotógrafo em relação á sociedade. Esta é uma foto “não crítica”, ou seja, meramente visual, estática.
O objetivo dela é apenas ser bela (será que é?), e não colocar alguma questão em discussão. Mas pode também servir para isto, se contrastada com imagens de miséria por exemplo, já que é uma imagem que reflete riqueza.

Para Platão toda imagem é uma falsificação, mas acredito que toda e qualquer imagem é verdadeira, como imagem, mas nunca a foto é a própria coisa fotografada, apenas um efeito foto-químico ou eletro-digital criado por uma pessoa, com intenções nem sempre honestas.

Um comentário:

  1. No Flicker esta montagem gerou uma pequena discussão (no bom sentido):

    Yuri Alexandre Pro User disse:
    eu usaria o photoshop

    Yuri Bittar disse:
    Tipo como? Mas na verdade veja o que eu fiz: fotoideia.blogspot.com/2009/01/sinceridade-fo togrfica.html

    Yuri Alexandre Pro User disse:
    pra compor. foi uma brincadeira, mas vejo acabei acertando. pode ser anti-ético, mas pra quem compra a foto pouco importa.

    Caio Buni disse:
    Adorei a foto.
    Penso que a obra artística não tem nenhuma necessidade de ser fiel a realidade e que a fotografia não foge disso (claro que isso não se aplica a propostas como a do fotojornalismo). Portanto considero essa foto totalmente válida.
    Postado 18 horas atrás.

    ResponderExcluir