quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Atitude fotográfica

Nesse domingo foi o aniversário de São Paulo e, também, no bairro da Liberdade, a comemoração do ano novo chinês, ano do Boi. Resolvi me aventurar em mais um passeio fotográfico e percebi que preciso ter mais atitude fotográfica. Já havia identificado essa falha mas achei que pelo fato de fazer isso a pouco tempo seria o motivo, e confesso que até então não me incomodava, fotografava mais lugares e agora estou procurando mais as pessoas e aí a atitude faz muita diferença.Quando você fotografa um lugar um empecilho pode ser a luz, o dia não estar perfeito e você mesmo assim insistir e fotografar, ou não. Mas o lugar vai estar amanhã talvez com outra composição, outras pessoas mas o lugar que é o foco vai estar lá.
No entanto quando o foco é a pessoa, a atitude e o saber o que se vai fazer é muito mais importante. Você pode lidar com uma pessoa famosa que tem uma agenda cheia e portanto dispõe de pouco tempo e quando a foto é na rua (que é o meu caso) a atitude tem que ser mais agressiva e você como fotógrafo tem que se envolver mais com a cena e correr literalmente atrás da foto imaginada na mente.


Isso foi o que aconteceu comigo nos meus dois últimos passeios fotográficos fui visitar a cidade de Aparecida do Norte no começo do mês e no último domingo, quando me ocorreu o insight, fui fotografar no bairro da Liberdade.
Em Aparecida o meu foco foi a Basílica, as construções, a igreja antiga e a não as pessoas, tanto que nem fotografei uma cena de um casal atravessando a passarela até a igreja velha de joelhos por achar que era um momento que não devia interferir e depois ficar me questionando : “Mas cara!! É isso que as pessoas querem ver!! E você não fotografou??”. Naquele dia não era meu foco além de achar que foi ético, então não fiquei tão penalizado.

No domingo saí com intuito de ver as pessoas, e pegar suas expressões e até então não tinha saído com esse foco, às vezes isso acontecia, mas não era foco. Chegamos na Liberdade por volta das 11:00 (eu, minha irmã Simone e o seu namorado Rocha), fui fotografar e eles foram passear na feirinha.
Senti muita dificuldade de fotografar, até visualizava a foto mas quanto mais o tempo passava mais gente chegava e ficava mais difícil da foto acontecer. Ao chegar fiquei prestando atenção nos artistas de rua um pessoal que faz “estátua viva” e tinha também um realejo com periquito tirando sorte. Nesse momento analisando depois faltou atitude fotográfica, podia ter conversado com eles explicado que estava fazendo, qual o meu intuito, podia pegar um contato deles e dizer onde ia divulgar as fotos e colocar esse contato junto e assim ter mais liberdade para explorar melhor aquela situação e obter assim melhores fotos.


Dessa forma coloquei para mim que vou praticar com mais determinação essa atitude fotográfica e assim realizar com mais clareza as minhas intenções fotográficas.




















Um comentário:

  1. Cláudio, Cláudio...você tocou no ponto, no "meu" ponto...
    Peraí que vou reler, reler, reler...
    ...muito bom!

    ResponderExcluir