terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O legal é chocar

Esse tema me veio a mente, após alguns debates tanto na faculdade quanto em rodas de amigos sobre como telejornalismo brasileiro age diante de um caso de grande repercussão. Não importa a emissora, sempre existe sensacionalismo envolvendo esses casos, Von Richthofen, Nardoni, Eloá e por aí vai. Bom, todos devem se perguntar o que esse tema está fazendo num blog sobre fotografia.
Pois bem amigos, a fotografia também tem essa veia de admirar o horrendo, seja como protesto de mostrar as mazelas, seja como sensacionalismo para vender revistas e jornais. Quem nunca recebeu algum link de fotos de acidentes de carro onde aparecem corpos dilacerados e detalhe, alguns são de sites pagos ou comprou alguma revista e se deparou com algum ritual de autoflagelação de povos distantes. Fotógrafos famosos ganham e muito para buscar fotos da miséria, talvez, porque ninguém queira ir aonde eles vão e convenhamos alguém tem que mostrar não só a beleza mas acima de tudo a realidade, assim como disse Diane_Arbus (1923 – 1971) : "Acredito que existem coisas que ninguém veria, se eu não as tivesse fotografado."
Fazendo a vez do advogado do diabo será que a culpa é do telejornalismo, dos fotógrafos ou a culpa é nossa. Eu por exemplo não gosto de acompanhar casos de assassinato, não paro nem para ver acidente na estrada mas, conheço muitas pessoas que fazem tudo isso. Agora em se tratando de fotografia de rituais de povos ou temas mais tristes como miséria procuro entender, como foi feita aquela foto e qual a crítica por trás dela. Criei também uma pasta no meu Orkut com o título bichos escrotos (sim tem haver com a música dos Titãs), nesta pasta me comprometi a fotografar bichos e situações com esses bichos que digamos não são agradáveis de ver. E por que?? Entendo que a curiosidade supera a razão. As pessoas querem saber o que eu considero um bicho escroto.
Então é isso mesmo?? Nós gostamos do que choca, do que causa repugnância, do que não é belo. Não sei responder, mas acredito que as pessoas não gostem dessas fotos ou notícias e sim como já disse sejam vencidas pela curiosidade, mesmo que depois soltem um : Credo que horror!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário