sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Pinacoteca do Estado - não recomendo!


No dia 5 de janeiro, uma terça-feira, eu e minha esposa, que estávamos de férias, resolvemos ir conhecer a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Mesmo gostando muito de arte ainda não conhecíamos este importante espaço na cidade de São Paulo.

Apesar de já ter ouvido relatos ruins sobre a Pinacoteca, num programa de rádio onde um visitante contava como foi maltratado e até ridicularizado pelos seguranças, resolvemos ir, acreditando que não poderia ser tão ruim. Mas foi!

Para não me alongar muito, fomos maltratados no detector de metais, logo na entrada. Minha esposa teve que abrir a bolsa, tirar as coisas de dentro, passar várias vezes, enfim, parecia banco. Mas quando vamos ao banco é porque temos que ir, já quando vamos ao museu é a passeio. Bom, isso acabou com o prazer do passeio. Os funcionários são grossos, gritão pelos corredores, não orientam os visitantes, enfim, foram os R$8,00 (duas entradas) mais mal gastos das minhas férias. É um absurdo sermos maltratados assim dentro de um espaço público.

Sei que os museus brasileiros estão sofrendo com roubos. A própria Pinacoteca foi roubada no dia 12 de junho de 2008. Mas o público deve mesmo ser penalizado e tratado como suspeito? A falta de segurança nos museus é responsabilidade da população, que deve ser duramente tratada então?

Depois, quando conseguimos entrar, e devíamos ter desistido, não gostei das exposições, nem da organização. Foi um passeio insonso. Nada próximo do MASP ou do Museu Paulista, por exemplo. O próprio prédio é o que tem de mais interessante. Fora isso tem o Parque da Luz ao lado, que é muito bonito também, e não se paga para entrar.

Bom, falando de fotografia, um coisa que notei é que praticamente todas as pessoas lá estavam fotografando. Achei isso horrível. Como, não sou eu que incentiva a fotografia? Sim, mas quando vamos á um museu é para ver, certo? Acontece que as pessoas lá praticamente nem olhavam as obras, iam imediatamente fotografando tudo, talvez para ver as obras de arte apenas pelas fotografias depois. Sem falar que achei que fosse proibido fotografar dentro do museu.

Da próxima vez que ouvir um consumidor relatando que foi maltratado em um local, darei ouvidos a ele e não irei ao dito estabelecimento. No final gastei dinheiro, perdi tempo e me decepcionei. Este é um passeio que recomendo a todos que não façam.

2 comentários:

  1. Olá Yuri,
    conheço a Pinacoteca, estive lá a alguns anos atrás, muito antes dela ter sofrido atos de roubo, e não tive problemas em nenhum momento com nenhum funcionário do museu. Na época, gostei das obras que estavam em exposição, gostei do prédio, lembro bem da luminosidade dos ambientes, uma sensação gostosa de sentir.
    E tbm fiz fotos, das esculturas e dos quadros, respeitando a ordem de não usar flashs, pois é a luz do flash que pode danificar as obras.
    Nunca viajei pra fora do país, mas ja tive informações de pessoas que viajaram e me disseram que em nenhum outro lugar é proibido fotografar em museus. Parece que isso é coisa de brasileiro mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Evelin, é que depois de ser barrado no detector de metais, minha esposa ter que tirar tudo de dentro da bolsa e ainda mostrar o interior da bolsa, entramos de má vontade mesmo. Acho que não vale a pena ir a um passeio para ser mal-tratado. Pelo que ouvi falar isso ficou assim depois do roubo. Mas não é culpa nossa, ou é? Obrigado pela opinião!

    ResponderExcluir