terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Já Fotografou Hoje ?

Já Fotografou Hoje ?
Por Yuri Bittar

Caros amigos fotógrafos, esse é o artigo de estréia dessa coluna ! Por isso, acho que devo explicar qual o meu objetivo, ao perguntar, para amadores ou profissionais, se já fotografou hoje.

A maioria dos profissionais fotografa todo dia, a não ser fotógrafos de eventos, que trabalham principalmente nos fins de semana. Já os amadores normalmente não tem um ritmo certo, fotografam num dia, e depois de uma semana, ou um mês, ou no dia seguinte. Mas não é disso que vou falar nessa coluna, pretendo falar do que chamo de “fotografia de cotidiano”. Não são as fotos que você faz para um cliente, ou testes de técnicas, mas sim as fotos que registram a sua vida, e a de outras pessoas, como as fotos da festa de seu filho, ou uma foto de um mendigo na rua. Estou falando de fotos que você faz para guardar, ou para registrar. São documentos. Um dia historiadores vão achar essas fotos e utiliza-las para saber como era sua vida. A vida das pessoas.

Sabe aquele fotógrafo que anda sempre com uma máquina, afinal “nunca se sabe’ quando pode acontecer algo interessante. Ou aquele cara que leva a câmera a todo lugar que vai, festas, eventos, e fotografa tudo, para lembrar depois. Esse é o tipo de foto, que além de arte, também é documento, lembrança e, para alguns, paixão.

Eu acho que deveríamos fotografar todo dia. Mas esse tipo de fotografia. Deveríamos encher as prateleiras de casa com essas fotos. Alguns já fazem assim, para esses, meus parabéns. Devem estar gostando de ler isto, e ver que outro pensa assim também. Outros talvez achem bobagem, ou não tem dinheiro para tanta revelação. Paciência. Mas que é uma delicia registrar o dia-a-dia é ! Não acham ? Ter fotos de tantas coisas que já aconteceram, de pessoas, de lugares. Ou sair andando pelas ruas e fotografar mendigos, viadutos, cachorros, enfim, fotos que não vão lhe valer retorno financeiro, mas que dão gosto de fazer. Além disso, quanto mais se pratica, melhor se fotografa. A idéia também é condicionar o cérebro e a visão a “enquadrar” tudo o que vemos, quer dizer, todo o tempo em que olhamos, imaginar aquilo fotografado. Ver a realidade em quadros, como se toda a paisagem a sua volta, fosse uma junção de fotos, coladas lado-a-lado, formado uma daquelas fotos panorâmicas, mas dando toda a volta na gente, e por cima e por baixo ! Sabe aquele olhar do “Robocop”, que enquadra uma cena, formando uma moldura e fazendo leitura dos dados. Imaginem se pudéssemos, ao olhar uma cena, parar a imagem, enquadrar dentro de um retângulo, embaixo aparecessem os números, de abertura e velocidade indicadas, e então fotografássemos, como se tivéssemos uma câmera nos olhos !

"tiozinho" bêbado na R. Pedro de Toledo, plena quinta feira ás 17hs
File um cigarro - 2008
Nunca se sabe o que vai aparecer no caminho!


Mas tem muita gente que faz mais ou menos isso. Eu sou assim, cada vez que uma cena da realidade me chama atenção, eu componho, vejo a luz e imagino que abertura e velocidade poderia usar. Mas se não estou com uma máquina na mão, a cena passa. É como se eu estivesse o tempo todo observando as composições que a realidade vai formando. Sabe quando você está fazendo uma foto produzida, de produtos por exemplo, ai você forma uma composição com eles, e o fundo, e fotografa. Depois vai lá e muda o produto de posição, distancia do fundo, e faz outra foto. A realidade, a vida, está compondo assim o tempo todo, mas geralmente não tem ninguém fotografando. É o que chamo então de “composições da realidade”. E é o que acho que deveríamos fotografar todo dia !

Então é isso que vou perguntar, se você já fotografou uma “composições da realidade” hoje ?

Boas fotos e até a próxima!

2 comentários:

  1. Cheguei até aqui pelas mãos do "objetiva".
    Vou ficar, com certeza!
    "A realidade, a vida, está compondo assim o tempo todo, mas geralmente não tem ninguém fotografando. É o que chamo então de “composições da realidade”. E é o que acho que deveríamos fotografar todo dia !
    Então é isso que vou perguntar, se você já fotografou uma “composições da realidade” hoje ?"
    SENSACIONAL!!!
    Não só fiquei aqui hoje como vou voltar sempre.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  2. Então existem outros seres assim!!Que bom, pq as vezes me sentia estranha com essa minha mania de click!!Realmente imprimir tantas fotos especiais é dificil, mas podemos arquivar no computador e assim de vez em quando nos surpreender com um momento lindo registrado que havíamos esquecido dele!!E como O professor Leo até comentou, ás vezes no momento da foto, nem reconhemos o tamanho de sua beleza real, mas com o passar do tempo, ao olhar de novo, lá está...a foto!Um abraço!Gostei dessa idéia...rsrs

    Sheila Porto.

    ResponderExcluir