quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A fotografia e a Sociedade

Conversando esta semana com a

Kátia Campos, tive a idéia de escrever sobre as relações sociais criadas pela fotografia, como as amizades, os grupos, etc...

A sociedade fotográfica
Como todas as outras atividades a fotografia cria seus próprios grupos sociais. Surgem lugares onde fotógrafos se encontram, publicações especializadas, gírias, conceitos de valores, enfim, uma sociedade da fotografia, um mundo cultural com suas regras e peculiaridades.

Os pontos de encontros

Sejam físicos ou virtuais, cada vez mais surgem lugares onde fotógrafos se reúnem para trocar experiências, tirar dúvidas ou apenas papear. Mas com a popularização da internet os locais virtuais, ou seja, na rede, se multiplicaram até um ponto que seria impensável há alguns anos atrás.

O advento da fotografia digital também criou um numero maior de fotógrafos amadores, que querem meios também digitais para se envolver mais com a fotografia. Cito as listas de discussão, em especial as do Yahoo! como um dos primeiros locais para fotógrafos conversarem na internet. A lista FotoBrasil por exemplo (http://br.groups.yahoo.com/group/FotoBrasil) foi fundada em 1998, ainda na web 1.0, e já teve 85 mil mensagens postadas. Com 1467 membros, reúne desde renomados fotógrafos até amadores e iniciantes.

O Photosig também foi um pioneiro na postagem de fotos para comentários, e até hoje reúne principalmente profissionais. Outros sites nacionais seguiram esse modelo. Depois surgiram os Blogs, Fotoblogs e Orkut, e nos últimos anos Flickr e Picasa também ganharam força. Há muitos outros claro, na verdade é difícil listar, pois são muitos e de muitos tipos os sites onde fotógrafos podem postar fotos e comentários.

Saídas fotográficas

Outro movimento social que ganhou força, dentro do mundo da fotografia, foram as saídas fotográficas. Uma saída fotográfica é quando um grupo de fotógrafos se reúne e saí junto pelas ruas ou um local específico para fotografar. Eles se juntam assim por segurança ou para desenvolverem o tema em conjunto.

As saídas em si não são novidade, mas é inédito a quantidade em que elas tem acontecido. Grupos de alunos, amigos, membros de listas na internet, usuários do flickr, enfim, diversos tipos de grupos, desde amadores á profissionais, em turmas bem organizadas ou não, tem saído ás ruas para registrar a vida da cidade. Em São Paulo essas saídas são quase semanais. No flickr há um grupo chamado “Saídas/rolês em SP” onde os fotógrafos marcam encontros, mostram as suas fotos e até planejam um livro coletivo.

Galera fotografando
Galera fotografando na Saída fotográfica "Fotografia e Cultura" 18/12/2008


Amizades

Para mim, nestes 11 anos como fotógrafo, a fotografia se mostrou uma ótima fonte de bons amigos. Acho que pelas próprias características da atividade, ou seja, ser uma mistura de técnica e arte, e ainda ter diferentes aplicações variadas como arte, lazer, hobby, trabalho ou estudo, acaba atraindo pessoas muitos diferentes entre si, porém sempre de nível cultural elevado.

É uma atividade multi-interessante e que atrai pessoas muito interessantes!

Querer penetrar num meio de comunicação, ter controle sobre a criação, desenvolver um hobby, ou seja, sair do lugar comum, não se conformar mas sim dar forma ao mundo ao seu redor, são atitudes engajadas. É como ir par a margem da sociedade, já que no centro estão os conformados. Não se conformar é ser agente das mudanças. E a fotografia muitas vezes é isso, pois é uma das ferramentas que podem ajudar a modificar o mundo.

O lugar da fotografia na sociedade

A fotografia usa a sociedade e a sociedade usa a fotografia. Ao longo dos quase dois séculos da fotografia, ela foi usada para contestar e para apoiar grupos sociais, governos e indivíduos. Mas a técnica fotográfica também se beneficiou da sociedade. Graças ao desenvolvimento tecnológico, primeiro da revolução industrial e depois da informática, apenas para não me estender, a fotografia surgiu e se desenvolveu muito. Também graças aos meios de comunicação em massa e ao consumismo a fotografia passou a ser cada vez mais consumida, o que possibilitou investimentos cada vez maiores em câmeras, filmes, papéis, lojas e em todo o universo fotográfico.

Hoje a fotografia é parte essencial da sociedade. Presente em praticamente tudo, pode levantar ou derrubar celebridades, confirmar notícias, desmentir políticos, servir á fofocas, vender revistas, promover sites e contar piadas.

Com usos tão variados e com toda sua abrangência, a fotografia é quase onipresente, isso é ampliado pelas vendas de câmeras digitais que aumentaram de forma incalculável (pois não se sabe quantas são vendidas no mercado ilegal). Dessa forma a sociedade sofre até mesmo uma overdose fotográfica.

5 comentários:

  1. Meu amigo gostei muito do texto e dessa idéia de sociedade fotográfica. Posso dizer que apesar de fotografar a pouco tempo já me sinto inserido nessa sociedade participando de encontros, passeios fotográficos e até me atrevendo a expor alguns pontos de vista. Realmente o mundo da fotografia é fascinante. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. concordo realmente como a fotografia aproxima as pessoas, Kátia é um belo exemplo disso, ela está sempre ligada a tudo e a todos, querendo sempre aproximar mais de todos que cercam a fotorgafia, e eu ne, q mesmo co minha pequena timidez as vezes me arrisco a palpitar em algumas imagens e discursoes.

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, meu amigo. Fotografia é isto, sim. Você foi direto ao ponto.
    Vou "copiar" e "colar" no blog da minha turma, pois merece ser lido por todos.
    Deixo o link pra você conferir, tá?
    Que venham mais textos.
    Abração!

    ResponderExcluir
  4. Texto postado.
    Depois você dá uma olhada, por favor.
    Nem pedi sua autorização, mas você poderá conferir os créditos.
    Obrigada!

    Kátia

    ResponderExcluir
  5. Aliás, é um blog muito legal também: http://fotografiaemfoco.blogspot.com

    ResponderExcluir