quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Despertar Fotográfico


Se você está nesse blog, fotografa ou gosta de fotografia e talvez já tenha passado por essa situação. Quem encarou o ato de fotografar de uma forma mais séria, e não estou me referindo apenas a profissionais mas aqueles que tiveram curiosidade como eu de aprender algumas das técnicas básicas de fotografia, provavelmente vá se recordar do que estou vivenciando.
Antes de aprender sobre enquadramento, foco, abertura do obturador... , fotografar se resumia a clicar e captar a imagem, se não cortasse a cabeça, se o meu dedo não aparecesse com certeza estaria feliz e teria uma boa foto.
Mas o conhecimento também nos leva a julgar o que estamos fazendo a entender que o resultado não está perfeito, que podemos melhorar. E aí surge aquela questão: o que os outros vão pensar das nossas fotos? Será que eu sirvo para isso?? Um certo jogo dramático você acaba travando com você mesmo e isso se deve a competição. Entendo que temos que aprimorar e que boas fotos dependem do seu objetivo.
Assim regras básicas existem e devem ser seguidas, mas quem dirá a um grupo de amigos que se reúnem depois de 10 anos e trazem fotos de momentos juntos que essas fotos não são boas. Eles tem o registro de momentos felizes e parte da suas vidas contadas nas fotos e são ótimas fotos, para eles. Na publicidade a foto de uma garrafa de cerveja ou refrigerante tem que transmitir "refrescância", desejo de tomar. Se o consumidor não decodificar essa idéia é apenas uma foto de uma garrafa.
As críticas são sempre bem vindas. Ajudam a construir a técnica e a buscar a melhoria, mas tudo deve ser encarando dentro de um contexto. Um fotógrafo que domina a técnica com certeza vai extrair todo o potencial da sua câmera, coisa que um iniciante que acabou de despertar seu olhar fotográfico mesmo tendo talento não irá conseguir porque ainda não domina todos os recursos.
Você que como eu iniciou, a pouco, a aprender mais sobre as técnicas fotográficas, não se aflija achando que todas as suas fotos não são interessantes entenda que dentro do contexto em que elas foram feitas estão muito boas ou satisfazem o objetivo pela qual foram feitas. E fotografem muito, sempre usando o que aprenderam, façam experiências com suas câmeras e vejam os resultados mas nunca abandonem a fotografia.

3 comentários:

  1. Olá!
    Nossa depois de ler esse post eu realmente fikei inspirada a fotografar sem medo.
    É que dependendo do momento as fotos significam mais o momento do que a sua estética, e isso acontece quando vejo fotos antigas de amigos e tals.

    b-jokas

    ResponderExcluir
  2. Agora li algo que me empurrou totalmente para a minha "tendência" a fotografar.Com certeza continuo,sem medos.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa me identifiquei totalmente com o post, a foto também, pois meus primeiro clicks foram feitos em flores.
    abraços e parabéns

    ResponderExcluir