terça-feira, 13 de março de 2012

Pequena foto-reflexão: O momento na fotografia


Pequena foto-reflexão: O momento na fotografia
Upload feito originalmente por Yuri Bittar

Nem sempre devemos fotografar pensando na utilidade ou valor da foto. Quando algo lhe chamar a atenção, não pense se a foto vai ficar boa, se vai valer dinheiro, se vai ganhar prêmios, etc. Apenas pare, tente entender visualmente o que prendeu sua atenção, e fotografe. Depois veja a foto que fez e olhe de novo a cena. Avalie se ela corresponde ao que te chamou a atenção. Senão refaça. Mas se não conseguir, se o momento passar, não se preocupe, esse momento passou, mas outros virão.

Isso vale mesmo quando não estamos fotografando. Se algo atrair sua visão a qualquer momento, não pense “não estou fotografando agora”, nessa hora vale a câmera que estiver à mão, até o celular. E caso não haja nenhuma, vale a pena fazer o exercício mesmo assim.

Dar valor e entender sua visão é muito mais importante do que pode parecer!

Essa foto fiz no sábado dia 10 de março de 2012,quando fui dar uma palestra e fazer uma pequena saída fotográfica com o pessoal do Jd. Represa, em São Bernardo do Campo. Eu tinha acabado de chegar e estava dentro do carro, quando vi esse rapaz e achei que ele compunha muito bem com o concreto, e achei simplesmente uma boa imagem. Fiz algumas foto. Depois descobri que ele era um dos alunos! Eles fazem um curso comunitário de fotografia com o Bruno Pires. A turma é super legal e simpática. Atravessamos a comunidade que existe ali, junto com o seu Manuel, o líder comunitário do bairro. Fiz ótimas fotos e fiquei SUPER feliz de conhecer pessoas e locais novos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário