segunda-feira, 15 de março de 2010

A regra dos terços


Um terço do Muro, upload feito originalmente por Yuri Bittar.

A regra dos terços é uma coisa engraçada. A seguimos "cegamente", sem pensar. Tá, tudo bem, ela nos leva a boas composições. O fotógrafo iniciante geralmente usa a "regra-do-centro" e, com o tempo ou com aulas, percebe que o assunto não deve ficar no meio. Vai percebendo que deve criar um caminho na foto, levar quem olha ao principal mas fazê-lo antes passar por toda a foto.

Um terço do Muro
Jardim Botânico de São Paulo
14/02/2010

A foto acima foi um instantâneo, mau parei, olhei e cliquei. Na hora eu não pensei nem na regra dos terços e nem em nenhuma outra. Depois, ao olhar na tela do PC percebi que se encaixava muito bem na regra. Coloquei as marcações para ficar bem claro. Percebam como a curva do muro praticamente tangencia as retas com a mesma distância.

Por que estou dizendo tudo isso? penas para discutir o quanto absorvemos padrões e passamos a cumpri-los automaticamente. Se isso é bom ou não, aí é outra coisa!

Um comentário:

  1. Olá, Yuri.

    Muito bom esse texto.
    Eu acredito que, independente da arte, algumas regras são universais. E a dos terços, largamente utilizada na fotografia e herdada das artes plásticas, é um bom exemplo.
    É interessante que o observador a conheça para utilizar - ou quebrá-la, mesmo que de forma inconsciente.
    Parabéns por divulgar um pouco da teoria fotográfica, o que vejo que se perdeu um pouco com o advento da fotografia digital.

    ResponderExcluir