segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Eu ando armado! (com uma câmera fotográfica é claro)

Penso sempre na questão; o fotógrafo deve sempre portar sua câmera para aproveitar as oportunidades que podem surgir? Ou só deve sair com ela quando for desenvolver um projeto? Ou seja, só levar a câmera quando for mesmo fotografar?

Quem desenvolve projetos artísticos ou conceituais, assim como fotógrafos amadores, vivem esse dilema constante cada vez que vão sair de casa; levar a câmera ou não?

Filei um Cigarro - 2008 - Uma dessas fotos feitas "de repente" pelas ruas de São Paulo

Não há dúvidas que as melhores fotos geralmente são feitas quando temos um objetivo bem claro, quando saímos para fotografar com um projeto na cabeça, com idéias bem definidas e dedicamos a isso tempo e esforço.

Mas ás vezes também nos deparamos com cenas únicas ou raras, no momento que menos esperamos, e se não tivermos uma câmera na hora talvez nunca mais tenhamos a chance de fazer a mesma foto.

Mas essa foto feita de surpresa, inesperada, normalmente não se encaixa num projeto, assim por mais bonita ou impressionante que ela fique, pode facilmente ficar vazia de significado.

Ou seja, de que vale uma boa foto que não faz parte de um projeto? Por outro lado uma boa foto pode valer por si mesma. E há ainda a questão do prazer de se fotografar.

Bom, no final das contas, cada um deve resolver por si mesmo essa questão, que é pessoal e depende de como o fotógrafo pensa a fotografia. Mas eu, particularmente, ando armado! Sempre tenho uma câmera comigo, e ás vezes tiro umas fotos interessantes, mas ainda não tirei nenhuma realmente ótima nesses momentos inesperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário