quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Arte e ciência na pintura de Wagner Kuroiwa


Arte e ciência na pintura de Wagner Kuroiwa
Upload feito originalmente por Yuri Bittar

A dor humana não poderia deixar de ser a preocupação para um homem que é cientista e artista ao mesmo tempo. Wagner Kuroiwa é médico e artista plástico, e o sofrimento das pessoas esta fortemente presente nessas suas duas áreas de atuação. Como médico especialista em saúde publica atua diariamente em contato com a população e a busca por maneiras de melhorar o sistema publico de saúde. Já como artista plástico utiliza, de certa forma, e como iremos mostrar, a dor humana como suporte e tema.

Este é um texto de 2007, trabalho de conclusão de uma disciplina no curso de História, na USP. Neste trabalho iremos descrever o trabalho do artista, contar sua trajetória e relacionar sua obra com o contexto histórico.

Iremos ainda mostrar a visão do artista sobre os problemas da sociedade, transmitida por meio das obras observadas por nós ou dita pelo próprio. Mostraremos como estão tratados pela sua obra os conflitos e as dores humanas, a relação entre arte e ciência e seus próprios sentimentos.

Por fim analisaremos mais a fundo uma de suas obras, o ''Cristo'', da série ''Através'', obra impressionante que nos permitirá mostrar os diversos aspectos discutidos neste trabalho.

Para desenvolver este texto visitamos uma exposição do artista no hall do shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo, e também o visitamos em seu escritório em São Bernardo do Campo, onde vimos outras obras e também pudemos conversar com ele.

Leia o artigo na íntegra: www.yuribittar.com/index.php/noticias02/148-arte-e-cienci...

Nenhum comentário:

Postar um comentário