quinta-feira, 17 de março de 2011

Um Dedo de Sonho


Patricia Bono e os Polvos
Upload feito originalmente por Yuri Bittar

A Patricia Bono me enviou o texto abaixo, falando da Saída Fotocultura, gostei muito e queria compartilhar com vocês:

Um Dedo de Sonho

Lá no dicionário Michaelis, foto significa o mesmo que fotografia, ou seja, “1 Arte ou processo de produzir, pela ação da luz, ou qualquer espécie de energia radiante, sobre uma superfície sensibilizada, imagens obtidas mediante uma câmara escura. 2 Reprodução dessas imagens. 3 Retrato”. Já quando buscamos cultura, entre outras definições encontramos “a aplicação do espírito a uma coisa. Ou seja, numa primeira visão, poderíamos dizer que Fotocultura significa aplicar o espírito à arte de produzir, pela ação da luz, uma imagem, um retrato.

Contudo, esta definição é muito estreita para o que costuma produzir Yuri Bittar, durante seus eventos. A 19ª edição do Fotocultura reuniu mais de 150 pessoas pelo centro de São Paulo, que caminharam juntas e registraram suas impressões através de suas câmeras, com a proposta de encontrar poesia em cada imagem. Há de se complementar que esses encontros promovidos pelo fotógrafo Yuri Bittar vão muito além disso. Através de seus eventos, Yuri promove o encontro de pessoas de todo canto, com aprendizados diferentes e que têm uma paixão em comum: a fotografia. Para o organizador do Fotocultura, sempre acompanhado pela fiel escudeira Clélia, o evento ainda ajuda a entender que a fotografia não deve ficar restrita aos grandes estúdios, mas pode ser praticada como meio de interação, de comunicação e de fraternidade entre os que participam de cada Fotocultura. A troca de informações também é incentivada, o que faz com que os participantes possam fazer um escambo de dicas. E por falar em troca, a 19ª edição do Fotocultura também contou como Fotoescambo, e, muita gente saiu com imagens lindas para sua coleção.

E para finalizar, gostaria de ressaltar o trabalho de concretizador de sonhos que faz o Yuri: porque quem gosta de fotografia e se aventura por ela, às vezes pode ter certo receio de se aproximar de grandes fotógrafos, pode ter receio de perguntar. Mas o Yuri, através do Fotocultura, desmistifica esses medos e coloca todos em um mar imenso, onde as ondas são feitas de criatividade.

Patricia Bono
maisquetudodebono.blogspot.com/

Foto realizada na 19ª Saída Fotocultura: A Poesia na Rua + Fotoescambo, 154 fotógrafos e uma idéia, fotografar as ruas do centro de São Paulo!

Mais informações sobre esta saída: www.flickr.com/photos/yuribittar/5523757918/

Nenhum comentário:

Postar um comentário