segunda-feira, 30 de novembro de 2009

No Natal a gente vem te buscar


A mãe dele morreu!, upload feito originalmente por Yuri Bittar.

No dia 27/11/2009 fotografei a estréia da peça "No Natal a gente vem te buscar".

Veja esta e outras fotos em: http://www.flickr.com/photos/yuribittar/sets/72157622775461015

Um espetáculo envolvente, que passeia por várias fases do mundo intrigante de uma mulher de meia-idade que é precocemente colocada em um asilo de velhos e que, para se resguardar, cria em sua imaginação um ambiente aconchegante de família, ao mesmo tempo em que vivencia os dramas e frustrações reais da vida de seus parentes mais próximos. Este premiado texto de Naum Alves de Souza, que retrata as características da vida de uma família comum, ganha uma nova roupagem com jogos de cena que mostram o passado, o presente, o real e o imaginário e levam o espectador a refletir sobre as relações familiares, atitudes e egoísmos de pais e irmãos e como o amor e a amizade podem mudar todas as pessoas.

Diretora: CAROLINA COSTA

Elenco: Aninha Guerra, Bio Ribeiro, Celia Ricca, Enilde Costa, Fernando Gako, Graciana Takase, Helo Trigo, Júnia Teixeira, Kris Toth, Lello, Leonardo Garutti, Marcos Souza, Maurício Lacerda, Nalva Aprígio, Nina Carvalho, Pamella Canato

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Só com uma roda - 2008


Só com uma roda - 2008, upload feito originalmente por Yuri Bittar.

Fotografar exige experiência? Calro que a prática e a vivência melhoram a qualidade de suas fotos, porém é preciso também dedicação, atenção, cultura, atitude, sair por vai, falar com as pessoas, ter sensibilidade e ..... sorte!

Marquise do Parque do Ibirapuera, São Paulo SP, Brasil.
Da série Visões da Cidade Fragmentada, foto de 2008 com uma Sony Cybershot DSC H50.
Esta foto foi feita durante saída fotográfica com meus alunos.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Fotografando pessoas por aí ...


Algo no ar, upload feito originalmente por Yuri Bittar.

Algo no ar
Foto realizada no Viaduto do Chá, durante a 11ª Saída Fotocultura: São Paulo Marco Zero em 21.11.2009 - centro velho de São Paulo

Quem será essa mulher?
Porque ela está de olhos fechados?
Aonde vai o cara da mochila?
O que ele está olhando?

Quando fotografamos as pessoas na rua, assim, espontâneamente, captamos um belo momento, mas ficamos sem saber quem elas eram, aonde iam, o que pensavam ... jamais saberemos!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Exposição 11ª Saída Fotocultura


domingo, 22 de novembro de 2009

Como foi a 11ª Saída Fotocultura: Marco Zero

No sábado 21/11/2009 nos reunimos no Metro Sé para a 11ª Saída Fotocultura, o plano era visitarmos os marcos da cidade de São Paulo. Aproximadamente 50 fotógrafos compareceram, apesar da ameaça de chuva e do feriadão. Tinha gente de todas as idades e com diferentes experiências, desde fotógrafos profissionais até amadores iniciantes, com câmeras das mais simples até as melhores profissionais.

Foto oficial da 11ª Saída Fotocultura

Como sempre nas Saídas Fotocultura não choveu e correu tudo bem. Encontrei amigos que até então eram só virtuais, conheci outras pessoas e reencontrei os amigos já conhecidos.

Ao sairmos do metrô bem no meio da Praça da Sé, Marco Zero da cidade já nos deparamos com várias pessoas interessantes; moradores de rua, artistas, transeudes e ciganas. Logo de cara rendeu boas fotos, num lugar que sozinho não dá muita coragem de fotografar. Ali um rapaz aceitou servir de modelo e fez diversas poses para nós.

Dalí caminhamos para o Páteo do Colégio, que é bem perto e local onde a cidade nasceu. Ali também fizemos boas fotos e realizamos a “oficial”. Dali seguimos para o Viaduto do Chá, com uma parada no Rei do Mate para dar uma descansada e refrescada. No caminho nos deparamos com um japonês maluco, que com violão a tira-colo pode muito bem ser considerado o pior cantor do mundo.

Fotografando o japonês maluco

Na Praça do Patriarca encontramos um senhor que mora na rua e tem uma grande barba branca e usava um chapéu de Papai Noel, que também nos permitiu tirar muitas fotos, assim como alguns PMs de bicicleta que fizeram pose para a galera.

Outro momento divertido foi quando a Fabiana Cunha subiu em cima daquelas grades de respiro do metrô, e ficou posando sobre o vento para nós, depois ainda conseguimos convencer mais duas meninas a ficarem lá um pouco também.

DSC_0825 copy
Foto de LUCS46

Praça da Bandeira

Lá no Viaduto do Chá terminamos nossa saída, com a turma chegando toda junta e imagino que dali muitos ainda emendaram outra saída.
Tirando a sorte
Fiquei muito feliz com a galera que compareceu, como sempre ente muito boa!

Veja as fotos da galera:
Exposição da saída: www.flickr.com/photos/yuribittar/galleries/72157622729334...
Grupo Fotocultura: www.flickr.com/groups/928790@N25/

Abraços a todos que foram! E para quem ainda não foi numa saída fotográfica, fica a dica!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Qual câmera comprar?

Frequêntemente me fazem essa pergunta; qual câmera devo comprar? Respondo quase diariamente por email ou pessoalmente, para amigos, alunos, colegas ou desconhecidos, esse mesmo questionamento. Diante de uma infinidade de modelos e preços, como escolher uma câmera? Qual tem qualidade, qual serve para ser profissional ou qual marca é a melhor? Essas e muitas outras dúvidas surgem e ficam sem resposta, então algumas pessoas me procuram. Então eu penso em quantas outras pessoas devem ter a mesma dúvida? Imagino que esse deve ser um problema para muita gente, especialmente para os fotógrafos iniciantes; qual câmera comprar?



Então resolvi elaborar uma resposta um tanto mais elaborada e torná-la pública, para que mais gente possa ter acesso a essas idéias. Mas não vou aqui dizer “compre este modelo”! Não posso indicar uma câmera específica, ou mesmo mais que uma. Para quem está lendo este artigo com esperança de obter a indicação do modelo exato para sair e comprar, sinto muito mas não farei isso. Até porque os modelos surgem e desaparecem semanalmente. Se eu falar que agora o melhor modelo é a câmera X, na semana que vem surge uma outra e este texto inteiro passa a ser inútil. Além disso existem as revistas e sites que fazem comparativos, dão nota ou pontos, e concluem qual é a melhor naquele momento. Melhor que eu digo em um sentido técnico, entre modelos equivalentes.

O que espero poder fazer aqui é na verdade ensinar como descobrir você mesmo qual é o melhor modelo para o seu uso! Para isso vou sugerir alguns passos, mas que não precisam ser seguidos a risca, ficam como sugestão:

1. Definir o uso da câmera: a primeira coisa a fazer é saber para quê você quer o equipamento? Cada uso pede especificidades diferentes, como leveza, velocidade, definição, etc....
Você precisa saber se irá fotografar pessoas ou objetos, na rua ou no estúdio, vai fazer ensaios ou cobrir eventos? Você pode ainda querer praticar a fotografia em todas as sua possibilidades, ou apenas registrar seus eventos familiares. E é preciso ainda saber se você pretende ser profissional ou amador?

2. Depois de saber para quê, pense no como? Ou seja, para se adequar à sua necessidade, o que a câmera precisa ter, e o que não precisa?
Por exemplo, se você vai fotografar na rua, buscar a realidade na cidade, passando o dia andando por aí com a câmera, você precisa de um equipamento discreto e leve, mas com uma lente versátil, com “muito zoom ótico”. Já para fotografar insetos e flores, você precisa de uma câmera reflex, para poder colocar uma lente específica para esse uso. Se for para uso em estúdio e fotografia de moda, a qualidade, ou definição, da imagem é o mais importante. Se você que uma câmera para praticar a fotografia de forma amadora, porém criativa e desafiadora, explorando vários tipos de fotografia, então precisará um equipamento semi-profissional, que é uma câmera de características profissionais, uma reflex, porém mais barata. Mas nesse caso pode ser que ela não caiba no seu orçamento, então você pode partir para uma super-compacta, que também tem o modo manual, com controle de abertura e velocidade, mas é mais barata que a semi e já tem uma lente completa. Você também não irá comprar uma câmera profissional de 18 megapixels e sensor full-frame para fazer fotos das festinhas da família! Vai gastar muito mais do que precisa e ficar com dor no pescoço por causa do peso dela, e ainda morrendo de medo de que caia refrigerante ou brigadeiro em cima da câmera!
Resumindo, ao saber o que você pretende fazer, tem que saber quais modelos atendem a essa função, e entre eles qual você pode comprar.

3. Quanto posso pagar? É preciso avaliar o custo benefício, ou seja, ver que valor você pode dispor e que benefício terá com a câmera!
Não adianta encontrar o melhor modelo mas se endividar para comprá-lo, ainda mais se for para uso amador. Já um profissional pode comprar algo mais caro, pois vão ganhar dinheiro com o uso da câmera. E também não adianta comprar uma barata, mas que não atenda suas necessidades.
Mesmo quem tem muito dinheiro não vai simplesmente comprar a melhor câmera profissional do mercado, pois ela pode não atender a sua necessidade. Imagine se um fazendeiro rico comprar uma Ferrari, ele não vai conseguir chegar na fazenda! Algumas vezes as câmeras baratas podem ser a melhor solução para problemas específicos. Alguns fotógrafos precisam ter várias câmeras, outros precisam de várias lentes. Tem fotógrafo que só tem uma, e usa a mesma a vida toda.
Na fotografia tudo tem um custo, e é preciso avaliar o quanto esse custo pesa para você. Para um profissional, que tem na sua máquina a companheira diária, ganha-pão e instrumento principal, o custo não deve ser empecilho e R$5 mil pode ser pouco. Mas para quem é amador e vai usar a câmera em festinhas de família e viagens, R$500 pode ser uma fortuna.

Diante disso tudo você deve escolher entre:
• Digital ou analógica?
• Reflex ou compacta?

E qainda:
• Qual preço posso pagar?
• Qual marca?
• Quais acessórios?

Conclusão?

É você que tem que descobrir qual câmera comprar! Para isso você precisa saber o que precisa, como vai fazer, e quanto vale a pena pagar! Eu por exemplo tenho seis câmeras, pois cada uma foi adquirida em um diferente momento, para atender à necessidades específicas, e tenho o habito de não me desfazer delas, mas atualmente só uso duas, as últimas que comprei.

Preciso dizer uma coisa importante agora; não é o equipamento que faz uma boa foto, mas sim o fotógrafo. Então compre a melhor câmera que você puder, mas mesmo que ela não seja o ideal, não deixe de fazer, de fotografar, de praticar e de ser fotógrafo!