quarta-feira, 28 de abril de 2010

Não fotografem a minha modelo!


Não fotografem a minha modelo, upload feito originalmente por Yuri Bittar.

13ª Saída Fotocultura - Poser Day, em 03/04/2010

A Silvia levou 5 modelos particulares, e não quis dividir com ninguém! Mas de nada adiantou, não pudemos nos controlar e lascamos o dedo no botão! kkkkk


Vejam a polêmica e os comentários muito interessantes: http://www.flickr.com/photos/yuribittar/4558199330/

Veja a foto oficial e tudo mais sobre este evento:
www.flickr.com/photos/yuribittar/4488243010

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Nada explica o amor, é o amor que explica tudo!

Nothing explains the love. It is love that explains all!

Museu histórico de São Francisco do Sul - SC, Brasil
Eu e meu amor de toda a vida, a Clelma.

Outro dia, numa aula da pós, discutíamos os conceitos filosóficos dos mitos e da arqué... e concluímos que os mitos fundadores do humano não tem explicação, mas na verdade explicam. É o caso do amor!

Ou seja, se tentar explicar, estraga!

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Joe Spencer, O Amicão 01


Joe Spencer, O Amicão 01, upload feito originalmente por Yuri Bittar.

Em 17 de setembro de 2008, acompanhei um "terapeuta" em sua visita ao Hospital São Paulo. O nome desse profissional, que é voluntário, é Joe Spencer, um Golden Retriever muito simpático e paciente, que neste dia levou um pouco de esperança, distração, enfim, um pouco de luz nos dias sombrios desses pequenos que, na idade de estar na rua correndo atrás da bola estão numa cama de hospital.

Veja mais fotos: http://www.flickr.com/photos/yuribittar/sets/72157623728090603/

Para mim, como fotógrafo, foi um privilégio essa oportunidade de registrar alguns momentos de felicidade sincera das crianças. É incrível como o hospital vai parando conforme Joe passa. Funcionários, paciente, médicos, visitantes, enfim, todos param para ver, isso porque Joe é lindo, simpático, e as pessoas também se surpreender ao ver um cão dentro do hospital.

Por que lembrei disso agora? Estou preparando um novo curso de fotografia, que terá a humanização como foco, e um dos usos importantes da fotografia é no registro dessas ações humanizadoras, que assim podem alcançar um maior número de pessoas.

O Projeto Joe, o Amicão, coordenado por Angela Borges e Luci Lafusa, é algo de importância e e beleza extraordinárias.

Na tentativa de descontrair o clima do ambiente hospitalar e ambulatorial elas criaram esse projeto que realiza, especialmente ás crianças, que resultam em melhora no ambiente , companhia, sensação de bem-estar, além do vinculo de amizade entre os animais e pacientes.

Isso leva á um círculo virtuoso, funcionários e médico também se sentem melhor, outros voluntários estão se associando ao projeto e mais portas vão se abrindo.

Para saber mais sobre o projeto contacte as coordenadoras:
(11) 9674.0429 ou angela.vitoria@unifesp.br

quinta-feira, 8 de abril de 2010

quarta-feira, 7 de abril de 2010

13ª Saída Fotocultura - cobertura completa do evento

Veja a cobertura fotográfica completa da 13ª Saída Fotocultura - Poser Day, em 03/04/2010!

Veja a foto oficial e tudo mais sobre este evento:
www.flickr.com/photos/yuribittar/4488243010

Cobertura completa do evento:
www.flickr.com/photos/yuribittar/sets/72157623253155243/
(60 fotos)

Meu ensaio:
www.flickr.com/photos/yuribittar/sets/72157623773670976/
(11 fotos)

terça-feira, 6 de abril de 2010

Como foi a 13ª Saída Fotocultura – Poser Day ?

Ponto de fuga

Chuva, mudança de planos, tiozinho louco e marcação cerrada de seguranças marcou a 13º saída fotográfica Fotocultura.

Em 03 de abril de 2010 realizamos a tão esperada 13ª saída, cujo tema foi “Fotografando Pessoas – Poser Day”. Digo esperado pois foi marcada com bastante antecedência e muita gente pretendia ir.

A proposta era andar pelas ruas do centro fotografando pessoas, incluindo nós mesmos, que faríamos poses uns para os outros. Não sabíamos quantas pessoas iriam, já que a cada saída tem ido mais gente. Mas com a chuva, e sendo no meio do feriadão, muitos acabaram não indo, e mesmo assim tivemos 62 pessoas presentes.

O dia amanheceu nublado, meio fechado... não deu outra! Choveu! Pela primeira vez chove em uma Saída Fotocultura com Yuri Bittar!

E a chuva atrapalhou. Como fazer um Poser Day com o mundo se acabando em chuva em cimas das bebês (câmeras)? Assim tivemos que acionar o plano B, fazer um tour de Metrô! E assim começou esta edição, com a presença de novos amantes da fotografia, velhos amigos e os sempre presentes aventureiros fotográficos.

Novo roteiro:
- Sé.
- Paraíso.
- Santos Imigrantes.
- Sacomã.
- Expresso Tiradentes (fura fila).
- Terminal Parque Dom Pedro.
- Rua Direita.
- Mosteiro São Bento.
- McDonalds! (linha final porque saco de beterrabas vazio não para em pé).

13ª Saída Fotocultura 07

A idéia era andarmos pelas estações fazendo nossas poses, fotografando uns aos outros com o metrô e suas paisagens ao fundo. Mas olha, nem te conto. Na Estação Paraíso, primeira parada, foto dali, foto daqui, não é que me aparece um tiozinho cheio de graça! Simpático e carismático, posou para fotos e brincadeiras para os fotógrafos. Mas o que parecia uma situação engraçada virou dor de cabeça. Animado com a confusão, o simpático velhinho, esqueceu o bom senso aonde o vento faz a curva e mesmo não sendo um piloto de Formula 1, passou dos limites. Gerou muitos cliques, e preocupação também. Fazendo brincadeiras obscenas, se pendurando nos ferros do vagão (carro), um acidente iminente prestes a acontecer se a brincadeira não parasse. Mas nada que uma boa conversa amigável (puxão de orelha) com o velhinho não resolvesse. Despistamos o “simpático” velhinho na Estação Sacomã e vambora porque a Saída só estava começando.

13ª Saída Fotocultura 09

Perdemos a companhia do “bom velhinho”, mas ganhamos a calorosa recepção da Segurança do Metrô. Muito fã de nossas atividades e aventuras pelas Estações, fomos “gentilmente” notificados a não fotografar dentro das Estações, isto desde a Estação Paraíso. Que pena, tão bonitas, não posso levar fotinhos para casa?
- Quem é o responsável? – perguntavam os guardinhas.
- É aquele ali moço! – volta e meia respondíamos.

E assim nosso patriarca se torna conhecido e o nome Yuri Bittar passa para os anais da história da Segurança do Metrô e do Terminal Tiradentes.

click novel #2

Para a tristeza dos Seguranças, chegamos ao nosso destino no final do Fura Fila, Terminal Parque Dom Pedro. Eles sentirão saudades e guardarão gratas lembranças de nossa passagem. Mas... temos que seguir em frente.
Fizemos muitas e boas fotos em todo esse percurso, nos terminais e no articulado um dia chamado de fura-fila.

Da região do terminal Mercadão subimos a Ge. Carneiro fazendo muitas fotos e poses, seguimos pela região da Rua Direita e Rua Boa Vista, até chegar ao Mosteiro de São Bento. E com muitas fotos pelo caminho e a barriga roncando, a Cibelle morrendo de fome, terminamos nosso roteiro no Terminal Mcdonalds.

Assim termina a 13º Saída Fotocultura, depois de uma enorme andança, guardas nos perseguindo, muitas poses e fotos. E fica assim, fotos na comunidade e belas fotos nos álbuns de quem esteve lá prestigiando.

Fernando

Nos vemos na próxima! Qual será o tema da 14ª??

No grupo Fotocultura você pode ver muitas dessas fotos e ficar informado sobre novas saídas: http://www.flickr.com/groups/fcv

E veja a foto oficial e tudo mais sobre este evento:

E leia mais sobre esta e outras saídas no Blog Saídas Fotocultura:

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Participantes da 13ª Saída Fotocultura - foto oficial

Valeu pessoal, muito obrigado pelo apoio, pela companhia e pela diversão! Essa galera aí foi a turma reunida na 13ª Saída Fotocultura - Poser Day. Foram 62 participantes, mesmo num dia de chuva e no meio do feriadão! Por causa da chuva tivemos que improvisar um roteiro diferente, e passamos por algumas aventuras, mais acabou sendo ótimo!

Veja mais fotos desta saída no grupo Fotocultura:
www.flickr.com/groups/928790@N25/

E nas EXPOs 13ª Saída Fotocultura:
www.flickr.com/photos/yuribittar/galleries/72157623642913177

www.flickr.com/photos/yuribittar/galleries/72157623774257310

Nos próximos dias faço um relato completo de como foi a saída!

Por enquanto leiam o ótimo relato feito pelo Ronaldo Ichi no blog Fotocultura: http://saidasfotocultura.blogspot.com/2010/04/13-saida-fotocultura-foi-cheia-de-acao.html