
Chuva, mudança de planos, tiozinho louco e marcação cerrada de seguranças marcou a 13º saída fotográfica Fotocultura.
Em 03 de abril de 2010 realizamos a tão esperada 13ª saída, cujo tema foi “Fotografando Pessoas – Poser Day”. Digo esperado pois foi marcada com bastante antecedência e muita gente pretendia ir.
A proposta era andar pelas ruas do centro fotografando pessoas, incluindo nós mesmos, que faríamos poses uns para os outros. Não sabíamos quantas pessoas iriam, já que a cada saída tem ido mais gente. Mas com a chuva, e sendo no meio do feriadão, muitos acabaram não indo, e mesmo assim tivemos 62 pessoas presentes.
O dia amanheceu nublado, meio fechado... não deu outra! Choveu! Pela primeira vez chove em uma Saída Fotocultura com Yuri Bittar!
E a chuva atrapalhou. Como fazer um Poser Day com o mundo se acabando em chuva em cimas das bebês (câmeras)? Assim tivemos que acionar o plano B, fazer um tour de Metrô! E assim começou esta edição, com a presença de novos amantes da fotografia, velhos amigos e os sempre presentes aventureiros fotográficos.
Novo roteiro:
- Sé.
- Paraíso.
- Santos Imigrantes.
- Sacomã.
- Expresso Tiradentes (fura fila).
- Terminal Parque Dom Pedro.
- Rua Direita.
- Mosteiro São Bento.
- McDonalds! (linha final porque saco de beterrabas vazio não para em pé).

A idéia era andarmos pelas estações fazendo nossas poses, fotografando uns aos outros com o metrô e suas paisagens ao fundo. Mas olha, nem te conto. Na Estação Paraíso, primeira parada, foto dali, foto daqui, não é que me aparece um tiozinho cheio de graça! Simpático e carismático, posou para fotos e brincadeiras para os fotógrafos. Mas o que parecia uma situação engraçada virou dor de cabeça. Animado com a confusão, o simpático velhinho, esqueceu o bom senso aonde o vento faz a curva e mesmo não sendo um piloto de Formula 1, passou dos limites. Gerou muitos cliques, e preocupação também. Fazendo brincadeiras obscenas, se pendurando nos ferros do vagão (carro), um acidente iminente prestes a acontecer se a brincadeira não parasse. Mas nada que uma boa conversa amigável (puxão de orelha) com o velhinho não resolvesse. Despistamos o “simpático” velhinho na Estação Sacomã e vambora porque a Saída só estava começando.

Perdemos a companhia do “bom velhinho”, mas ganhamos a calorosa recepção da Segurança do Metrô. Muito fã de nossas atividades e aventuras pelas Estações, fomos “gentilmente” notificados a não fotografar dentro das Estações, isto desde a Estação Paraíso. Que pena, tão bonitas, não posso levar fotinhos para casa?
- Quem é o responsável? – perguntavam os guardinhas.
- É aquele ali moço! – volta e meia respondíamos.
E assim nosso patriarca se torna conhecido e o nome Yuri Bittar passa para os anais da história da Segurança do Metrô e do Terminal Tiradentes.
Para a tristeza dos Seguranças, chegamos ao nosso destino no final do Fura Fila, Terminal Parque Dom Pedro. Eles sentirão saudades e guardarão gratas lembranças de nossa passagem. Mas... temos que seguir em frente.
Fizemos muitas e boas fotos em todo esse percurso, nos terminais e no articulado um dia chamado de fura-fila.
Da região do terminal Mercadão subimos a Ge. Carneiro fazendo muitas fotos e poses, seguimos pela região da Rua Direita e Rua Boa Vista, até chegar ao Mosteiro de São Bento. E com muitas fotos pelo caminho e a barriga roncando, a Cibelle morrendo de fome, terminamos nosso roteiro no Terminal Mcdonalds.
Assim termina a 13º Saída Fotocultura, depois de uma enorme andança, guardas nos perseguindo, muitas poses e fotos. E fica assim, fotos na comunidade e belas fotos nos álbuns de quem esteve lá prestigiando.
Nos vemos na próxima! Qual será o tema da 14ª??
E veja a foto oficial e tudo mais sobre este evento:
E leia mais sobre esta e outras saídas no Blog Saídas Fotocultura: