Brincar com as luzes, transformar as luzes dos carros em rios de luz, raios. A fotografia noturna é encantadora.
Existem várias técnicas para fotografar á noite. Usar um tripé ou apoiar a câmera em um lugar firme, até mesmo no chão, usar baixas velocidades de obturador, etc.. Mas o melhor mesmo é experimentar.O ideal é uma câmera digital, para poder ver o resultadocom várias velocidades diferentes.
No dia 18/12/2008 organizei uma saída fotografica para fazermos fotos noturnas. Veja as fotos de alguns participantes da Saída Fotográfica Noturna para a Avenida Paulista: http://www.flickr.com/groups/928790@N25/pool/
Fazer a foto acima não foi difícil. Na verdade o único requisito essencial mesmo é ter uma máquina com ajustes manuais. O que fiz foi apoiar a máquina no chão, porque não tinha tripé mas também para obter um ângulo diferente, valorizando as luzes dos veículos que passavam na avenida. Coloquei o tempo de abertura em 8 segundos, diafragma bem fechado, no caso f8 e ISO 100. Depois foi só esperar um momento certo, colocar no disparador automático (para não tremer na hora do clique) e fazer a foto.
Veja mais fotos noturnas! http://yuribittar.com/index.php?option=com_rsgallery2&Itemid=26&gid=52
A foto acima foi citada no blog Fotocolagem, cujo texto copiei abaixo:
http://fotocolagem.blogspot.com/2009/01/fotodiria-yuri-bittar.html
FOTODIÁRIA - Yuri Bittar
Investida certa. São Paulo se preparou este último ano para deixar na mente dos paulistas e também dos turistas, um final de ano muito iluminado. Ao todo o município afirma ter gasto cerca de R$ 5 milhões na epopéia decorativa do Masp, Edifício Matarazzo, Ibirapuera e Teatro Municipal.
Os recursos são públicos, mas o olhar do fotógrafo Yuri Bittar é individual. Sincero com seu registro, a imagem reflete uma metrópole que se movimenta e confunde as luzes de natal com o circuito frenético dos carros na mais paulista das avenidas.
A foto foi feita durante um movimento organizado pelo próprio fotógrafo, no último dia 18 de dezembro. O evento reuniu cerca de 15 profissionais de diferentes lugares que passaram horas apontando suas máquinas para os edifícios, parques e prédios comerciais da Av. Paulista.
O Masp foi o centro das atenções de Bittar, que investiu certo, no momento e no ângulo. A imagem sugere além de movimento, uma profundidade impar, um céu escuro e uma geometria de linhas e formas bastante interessante. O registro é um espetáculo.
Resultado da Votação:
Excelente: 10 (40%)
Ótima: 9 (36%)
Boa: 4 (16%)
Pouco Criativa: 2 (8%)
Sobre o autor:
Atualmente leciona o curso Fotografia e Cultura Visual na UNIFESP e o curso A Fotografia Consciente no Espaço FinePhoto. Desenvolve ainda projetos artísticos e cobertura de eventos. Já atuou como diretor de fotografia do curta-metragem "No Chão da Cidade - Descartáveis e Descartados ", selecionado também para a mostra competitiva do festival Cinema Mundo em 2007. Já trabalhou com fotografia de produtos e tratamento de imagens, como free-lancer e em editoras, em trabalhos profissionais e conceituais.
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