quinta-feira, 31 de março de 2011

Coisas deixadas para trás


Coisas deixadas para trás
Upload feito originalmente por Yuri Bittar

Todos nós deixamos algumas coisas pra trás, abandonadas, esquecidas ou superadas. Algumas deixamos bem arrumadas, bem resolvidas. Outras coisas ficaram de qualquer jeito, como se deixadas às pressas, como se tivéssemos saído correndo sem olhar para trás, e elas permanecerão lá, mofando, pegando poeira. Como disse Marshall Berman (parafraseando Marx), “Tudo que é Sólido Desmancha no Ar”, ou seja, tudo, mesmo o que hoje parece firme e definitivo, um dia acaba, é abandonado e esquecido. Será? E o amor?
Talvez a fotografia permita arrumar um pouco as nossas coisas, ao menos dentro de nós mesmos, resolver o que ficou para trás!


Instantâneas
Essas são as minhas "polaroids", instantâneos, recortes rápidos do dia-a-dia... para mim este formato é mais adequado para trabalhos de aspecto gráfico, still, texturas, objetos comuns que raramente paramos para observar... Não há aqui, penso eu, reflexões sociais, crítica, pessoas, elementos que geralmente estão nas minhas fotos, e que prezo muito, mas temos aqui apenas imagens, a fotografia contemplativa, o "miksang", a busca por um olhar puro.Veja mais fotos dessa série!

Snapshots
Those are my "Polaroids", snapshots, clippings quick day-to-day ... For me this square format is more convenient for aspect graphic, for still life, textures, ordinary objects that we rarely stop to watch ... There not here, I think, social reflections, criticism, people, elements that usually are in my pictures, but here only images, photography contemplative, the "miksang", the search for a neat look.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Camisetas Fotocultura 2011


Camisetas Fotocultura 2011
Upload feito originalmente por Yuri Bittar

Essa é para quem quiser adquirir camisetas FOTOCULTURA, para ir nas saídas bem estiloso(a) como eu e a Clélia! São camisetas de 1ª qualidade, da Hering.

Valor: R$30,00

São camisetas pretas, com a estampa acima, ou exatamente como nas fotos abaixo.

Quem se interessar me mande email para a Clélia: clelia.jacyntho@gmail.com Ela informará forma de pagamento e de entrega!

Modelos:

Masculina: Hering World t-shirt
Tamanhos P, M, G e GG

Femino: Hering Original
Tamanhos P, M, G e GG

segunda-feira, 21 de março de 2011

Saída Fotocultura: Curta a Cinemateca! 31/03/11


Saída Fotocultura: Curta a Cinemateca! 31/03/11
Upload feito originalmente por Yuri Bittar

31/03/2011 - a partir das 18hs

Pessoal, a 20ª Saída Fotocultura é uma saída diferente. Além de fotografar vamos assistir filmes! A Cinemateca é uma instituição de suma importância, e precisamos aproveitá-la mais, pois é pública! Além de restauração e exibição de filmes, eles também tabalham com fotografia, e estão em um edifício histórico, o antigo matadouro de São Paulo. Nesta saída vamos fotografar o local e assistir a uma seção de curtas!

"A Cinemateca Brasileira é a instituição responsável pela preservação da produção audiovisual brasileira. Desenvolve atividades em torno da difusão e da restauração de seu acervo, um dos maiores da América Latina. São cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais. Possui também um amplo acervo de documentos formado por livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes." - http://www.cinemateca.gov.br

Quem pode participar:
As Saídas Fotocultura são totalmente livres e gratuitas, qualquer pessoa pode participar, com qualquer tipo de câmera.

Como funciona:
A inscrição é feita na hora do evento. Não tem pré-requisitos e é gratuita. Basta colocar seu nome na lista e se juntar ao grupo para sair fotografando! Mas é bom deixar o nome aqui para termos uma idéia de quantos irão!

Organização e Produção:
Yuri Bittar: www.yuribittar.com/
Clélia Jacyntho: www.flickr.com/people/cleliaj

História das Saídas Fotocultura: Realizamos as Saídas Fotocultura desde 2008. No começo eram apenas para os alunos do curso Fotografia e Cultura Visual, ministrado por Yuri Bittar. Depois de pedidos foi liberada a participação dos ex-alunos, e depois de qualquer pessoa, o que se mostrou extremamente interessante, pois quanto mais gente maior é o aprendizado. A cada saída temos buscado criar uma proposta nova, assim já tivemos o Desafio Fotográfico, o Poser Day, o Fotolove e o Fotoescambo!

Programação:
18h Encontro na entrada da Cinemateca / Fotografando a Cinemateca (quem chegar antes pode ir fotografando)
19h Exibição de filmes
20h Seção de fotografia noturna na Cinemateca

Sei quem nem todos poderão comparecer por causa do dia e horário, mas faremos outra logo!

O que vamos assitir: CURTA CINEMATECA ESPECIAL
31 de março de 2011 - 19h

Dedicado à projeção de curtas-metragens de novos realizadores brasileiros, o projeto apresenta este mês quatro produções: o documentário Divino Maravilhoso, de Ricardo Calaça, e as ficções A Descoberta do mel, de Joana Limongi, Aurora, de Roney Freitas, e Inquérito Policial Nº 0521/09, de Vinícius Casimiro. Realizadores interessados em exibir seu filme nas sessões mensais do projeto podem enviar seu pedido para o e-mail sala@cinemateca.org.br


Endereço:
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
ENTRADA FRANCA

Mais informações sobre os filmes: http://www.cinemateca.gov.br/programacao.php?id=120


Veja como foram as saídas anteriores e tudo sobre as Saídas Fotocultura: www.flickr.com/groups/fcv/discuss/72157624001164323/

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."
Fernando Pessoa

quinta-feira, 17 de março de 2011

Um Dedo de Sonho


Patricia Bono e os Polvos
Upload feito originalmente por Yuri Bittar

A Patricia Bono me enviou o texto abaixo, falando da Saída Fotocultura, gostei muito e queria compartilhar com vocês:

Um Dedo de Sonho

Lá no dicionário Michaelis, foto significa o mesmo que fotografia, ou seja, “1 Arte ou processo de produzir, pela ação da luz, ou qualquer espécie de energia radiante, sobre uma superfície sensibilizada, imagens obtidas mediante uma câmara escura. 2 Reprodução dessas imagens. 3 Retrato”. Já quando buscamos cultura, entre outras definições encontramos “a aplicação do espírito a uma coisa. Ou seja, numa primeira visão, poderíamos dizer que Fotocultura significa aplicar o espírito à arte de produzir, pela ação da luz, uma imagem, um retrato.

Contudo, esta definição é muito estreita para o que costuma produzir Yuri Bittar, durante seus eventos. A 19ª edição do Fotocultura reuniu mais de 150 pessoas pelo centro de São Paulo, que caminharam juntas e registraram suas impressões através de suas câmeras, com a proposta de encontrar poesia em cada imagem. Há de se complementar que esses encontros promovidos pelo fotógrafo Yuri Bittar vão muito além disso. Através de seus eventos, Yuri promove o encontro de pessoas de todo canto, com aprendizados diferentes e que têm uma paixão em comum: a fotografia. Para o organizador do Fotocultura, sempre acompanhado pela fiel escudeira Clélia, o evento ainda ajuda a entender que a fotografia não deve ficar restrita aos grandes estúdios, mas pode ser praticada como meio de interação, de comunicação e de fraternidade entre os que participam de cada Fotocultura. A troca de informações também é incentivada, o que faz com que os participantes possam fazer um escambo de dicas. E por falar em troca, a 19ª edição do Fotocultura também contou como Fotoescambo, e, muita gente saiu com imagens lindas para sua coleção.

E para finalizar, gostaria de ressaltar o trabalho de concretizador de sonhos que faz o Yuri: porque quem gosta de fotografia e se aventura por ela, às vezes pode ter certo receio de se aproximar de grandes fotógrafos, pode ter receio de perguntar. Mas o Yuri, através do Fotocultura, desmistifica esses medos e coloca todos em um mar imenso, onde as ondas são feitas de criatividade.

Patricia Bono
maisquetudodebono.blogspot.com/

Foto realizada na 19ª Saída Fotocultura: A Poesia na Rua + Fotoescambo, 154 fotógrafos e uma idéia, fotografar as ruas do centro de São Paulo!

Mais informações sobre esta saída: www.flickr.com/photos/yuribittar/5523757918/

quarta-feira, 16 de março de 2011

Matéria no JT sobre nossas saídas

Matéria no JT sobre nossas saídas
Matéria no JT sobre nossas saídas
Upload feito originalmente por Yuri Bittar

Matéria publicada em 15/03/2011 sobre saídas fotográficas em São Paulo, fui um dos entrevistados, como organizador das Saídas Fotocultura, e tem uma foto minha! Outro entrevistado importante foi o André Douek, pioneiro nas saídas!

É sempre bom lembrar que o sucesso das saídas é mérito de todos os participantes, não só dos organizadores, pois são vocês, pessoas que saem de casa para fotografar por amor, que fazer as saídas serem eventos incríveis e incomparáveis!

Matéria de capa do caderno Variedades
Versão impressa
Jornalista: Maiara Camargo

Veja a matéria inteira:
Matéria no JT sobre nossas saídas

segunda-feira, 14 de março de 2011

154 Fotógrafos e os Polvos Poéticos, numa só 1 Idéia

No último domingo, 13 de março de 2011, realizamos mais uma Saída Fotocultura, a 19ª, que teve a participação de 154 fotógrafos! O objetivo de todos era o mesmo, fotografar as ruas do centro de São Paulo! O tema desta vês foi a poesia, e o objetivo era encontrar poesia nas ruas dessa metrópole! Para ajudar nessa tarefa distribuímos pequenos poemas aos participantes, que com essas “colinhas” e com muita criatividade trataram de encontrar, ou fazer, poesia na rua com suas câmeras!

Cassia e sua poderosa Lomo
Vale todo tipo de câmera! - Por Yuri Bittar


Fotoescambo


Nosso encontro foi as 10h no Páteo do Colégio, local de fundação da cidade de São Paulo. Fizemos então o já tradicional Fotoescambo, que é a troca de fotografias, um incentivo ao ato de colecionar arte fotográfica. Vários participantes trouxeram fotos para trocar, e dessa forma cada um vai juntando uma boa coleção de fotografias originais em casa.
Saldo do meu Fotoescambo
Saldo do meu Fotoescambo Por Marcelo Fioravanti

Polvos Poéticos


Além de fotógrafos, nesta saída tivemos a participação dos atores de um grupo de teatro, o Grupo Sensus, que está em cartaz com a peça Kinema ( http://gruposensus.blogspot.com/ ). Eles foram como Os Polvos Poéticos, e enriqueceram demais a saída, pois além de um trabalho que tinha tudo a ver com poesia, eles nos proporcionaram situações muito plásticas e ótimas para fotografar. E ainda por cima nos presentearam com ingressos para sua peça!

Escuta a minha voz!
Escuta a minha voz! - Por Yuri Bittar

Grupo Sensus
Grupo Sensus – Por Valmir Ribeiro

Eles também proporcionaram uma lição inesperada para todos nós ao abordar os moradores de rua, artistas de rua, e todo tipo de pessoa, para oferecer sua poesia, através dos seus tentáculos sonoros e, por que não, mágicos! São coisas assim que me fazem acreditar no que faço! Parece que levar essa turma linda pra rua, unir a arte e a cidade, é receita para o sucesso, e a fotografia mostra como pode se integrar com diversos tipos de arte que, juntos, se potencializam!

Povo mais que poético
Poesia ativa – Por Yuri Bittar

Explorando a cidade

Depois rumamos para o Largo São Francisco, uma das mais antigas instituições de ensino da cidade, e onde chegou a estudar Castro Alves, o homenageado do Dia Nacional da Poesia, 14/03. No Largo São Francisco fizemos o sorteio dos prêmios oferecidos pelos patrocinadores, que foram: 1 camiseta Fotocultura 1 conta PRO do flickr - parceria com o grupo Yahoo! Repórter (veja os detalhes) 1 ampliação 20x30 6 ingressos para a peça Kinema, do Grupo Sensus! E o pessoal da peça vai conosco na saída, paramentados de Polvos Poéticos!!! Fizemos então a nossa foto oficial! O difícil foi fazer caber 154 fotógrafos em uma fotografia! Esse é sempre um momento divertido, e uma oportunidade para interação!

154 fotógrafos: Oficial da 19ª Saída Fotocultura
Oficial, Por Yuri Bittar

Rumamos em seguida para a Liberdade, e continuou a busca dos fotógrafos pela poesia, nas ruas da cidade!

Clélia, organizadora
A Clélia é quem me ajuda na organização! - Por Yuri Bittar

Bobeou, a gente....
Bobeou, a gente... - Por Yuri Bittar

Percebi mais uma vez que o grande “barato” da saída é o encontro entre amigos, velhos e novos, a exploração despreocupada da cidade, pois normalmente a sensação de insegurança impede que muita gente saia pela cidade fotografando e estar numa turma grande é bem mais seguro, e percebi ainda que, quanto mais arte e cultura, melhor fica a saída. Essa é essência num evento como esse, integração entre os participantes, troca, soma de talentos, valorização da arte e da cidade!

Maré Fotocultura, 154 fotógrafos inundaram o centro!
Maré Fotocultura, 154 fotógrafos inundaram o centro! - Por Yuri Bittar

Veja mais sobre este e os próximos eventos:

- Tudo sobre a 19ª Saída Fotocultura: http://www.flickr.com/photos/yuribittar/5523757918/

E para não perder as próximas:

Grupo Fotocultura no Flickr

E me acompanhe aqui:

Meu site: http://www.yuribittar.com/
No Twitter:
http://twitter.com/yuribittar
No Facebook: Yuri Bittar
No Flickr:
http://www.flickr.com/photos/yuribittar
Blog Fotoidéia:
http://fotoideia.blogspot.com

quinta-feira, 10 de março de 2011

19ª Saída Fotocultura: A Poesia na Rua


19ª Saída Fotocultura: A Poesia na Rua
Upload feito originalmente por Yuri Bittar

19ª Saída Fotocultura + Fotoescambo

13/03/2011
Das 10h às 14h

Ponto de encontro:
Páteo do Colégio (no centro de São Paulo, é o marco zero da cidade e fica próximo às estações de metrô São Bento e Sé)

Quem pode participar:
As Saídas Fotocultura são totalmente livres e gratuitas, qualquer pessoa pode participar, com qualquer tipo de câmera.
Como funciona:
A inscrição é feita na hora do evento. Não tem pré-requisitos e é gratuita. Basta colocar seu nome na lista e se juntar ao grupo para sair fotografando! Mas é bom deixar o nome aqui para termos uma idéia de quantos irão!

Foto e Poesia
Uma das mais antigas e essenciais artes, a poesia pode ser entendida a arte de escrever em versos (literatura), mas também como uma espécie de arte aplicada a outras atividades, como na fotografia por exemplo. Assim, fotografar com poesia significa retratar as cenas e objetos de forma a revelar algo que está além do fato, além do documental. Colocar poesia na fotografia é trazer algo além do necessário imediato e funcional, mas necessário para a alma. Essa é a função da poesia, ou seja, criar uma linguagem que amplie a "esfera do ser", capaz de expressar nosso "estado de mente", e que nos permita expressar sentimentos e visões ao mesmo tempo mais profundos mas de forma suave (ou não!), com liberdade e sem preocupação documental.

Por que esse é o tema da saída? 14/03 é o Dia Nacional da Poesia, homenagem a Castro Alves (Curralinho, 14 de março de 1847 — Salvador, 6 de julho de 1871). Conhecido pelos poemas marcados pelo combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como "Poeta dos Escravos". Baiano, em 1968 viajou para São Paulo e decidiu continuar seus estudos na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, e se matriculou no 3º ano, mas largou no 4º por problemas de saúde. Neste mesmo ano foi reapresentada sua peça Gonzaga no Teatro São José. (O São José foi inaugurado em 1864 no Largo de São Gonçalo, atual Praça Doutor João Mendes. Comportava 1 200 espectadores e recebeu diversas companhias internacionais.Às vésperas do Carnaval de 1898, um incêndio destruiu o teatro.

Desafio Fotocultura
O desafio, nesta Saída Fotocultura, é juntar poesia e fotografia, da forma mais criativa possível, seja fotografando a poesia ou fotografando com a poesia! A melhor foto (escolhida pela Comissão Organizadora) irá ganhar uma camiseta Fotocultura, além da honra de ser escolhida, claro! Como em todas as nossas saídas, participar do desafio proposto é opcional, ficando livre qualquer tipo de fotografia.

Para participar do desafio a foto deve seguir estas regras:
1. ser postada no www.flickr.com
2. deve conter a tag 19_fotocultura
3. serão distribuídos na saída pequenos poemas, que podem ou não ser usados. A foto deve retratar a poesia de alguma forma (use sua criatividade), seja essa fornecida ou outra. É desejável que na descrição da imagem esteja o poema, para que todos que as vejam entendam a proposta.

Fotoescambo!
1. Cada participante pode levar uma ou mais fotos (de própria autoria) para trocar com os outros participantes.
2. As fotos tem que ser em papel, de qualquer tamanho, desde 10x15 até 24x30. (sugestão de local para ampliar fotos: Photoloab: www.photolab1.com.br) Também é muito interessante que a foto esteja assinada, com uma etiqueta contando um pouco sobre ela e seu autor.
3. Não é obrigatório levar fotos, quem não puder pode comparecer mesmo assim.
4. A troca será feita antes da saída, entre 10h e 11h.

Roteiro e programação da saída:
10h – Concentração no ponto de encontro e Fotoescambo
11h - Início da caminhada
12h – Largo São Francisco: Sorteios dos prêmios (a definir)
13:30h – Liberdade - Término da saída: concentração (local a definir)

Organização e Produção
Yuri Bittar: www.yuribittar.com/
Clélia Jacyntho: www.flickr.com/people/cleliaj

História das Saídas Fotocultura: Realizamos as Saídas Fotocultura desde 2008. No começo eram apenas para os alunos do curso Fotografia e Cultura Visual, ministrado por Yuri Bittar. Depois de pedidos foi liberada a participação dos ex-alunos, e depois de qualquer pessoa, o que se mostrou extremamente interessante, pois quanto mais gente maior é o aprendizado. A cada saída temos buscado criar uma proposta nova, assim já tivemos o Desafio Fotográfico, o Poser Day, o Fotolove e o Fotoescambo!
Veja como foram as saídas anteriores e tudo sobre as Saídas Fotocultura.

"O valor das coisas não está no tempo que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."
Fernando Pessoa

Mais informações:

Foto Escambo (é uma idéia de Hans Georg): www.fotoescambo.com

Teatro São José: vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2052/o-teatro-sao-jose/

Poesia do Brasil: pt.wikipedia.org/wiki/Poesia_do_Brasil

Dia Nacional da Poesia: www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-nacional-poesi...

Castro Alves:
pt.wikipedia.org/wiki/Castro_Alves
www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=124

Escute! Aquecendo para a 19ª Saída Fotocultura


Escute!
Upload feito originalmente por Yuri Bittar

Fotografia realizada durante o curso A Fotografia de Rua, com Yuri Bittar
São Paulo SP, Av. Paulista, 12/12/2010
Mais informações sobre este e outros cursos: yuribittar.com

Quando os polvos encontram os fotógrafos!

Andando na Paulista com meus alunos do Curso A Fotografia de Rua, domingo, encontramos o Grupo Sensus, promovendo a sua nova peça, Kinema. Cada um tinha um capacete com esses conduítes e chamava algumas pessoas para ouvir poesia, que era recitada numa espécie de "microfone" e cada pessoa com outra ponta no ouvido escutava, e bem. Genial heim? Eles são os Polvos Poéticos!

Dois dias depois entrei em contato com a diretora e criadora do Sensus, Thereza Piffer, renomada atriz, que adorou a idéia de participar da Saída Fotocultura! E já que o tema da saída é justamente a poesia, fui uma junção perfeita!

O Grupo Sensus, em cartaz com a peça Kinema, vai nos acompanhar na 19ª Saída Fotocultura: A Poesia na Rua. em 13/03/2011 . Além de participar da saída, eles vão sortear 6 ingressos para a peça. E você está convidado a participar!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Aqui não!


Aqui não!
Upload feito originalmente por Yuri Bittar

É sempre bom avisar né?

Essas são as minhas "polaroids", instantâneos, recortes rápidos do dia-a-dia... para mim este formato é mais adequado para trabalhos de aspecto gráfico, geralmente still, coisas comuns que raramente paramos para observar... Não há aqui reflexões sociais, crítica, raramente há pessoas. Imagens decorativas? Talvez. Bem diferente do que costumo colocar aqui, até no formato. É bom variar um pouco.

Veja mais fotos dessa série!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Como foi a edição de fevereiro do curso A Fotografia de Rua


Participantes do curso A Fotografia de Rua em 27/02
Upload feito originalmente por Yuri Bittar

Alunos presentes no curso A Fotografia de Rua em 27/02/2011: Gisleine, Denise, Carlos, Viviane (agachada), Jéssica, Clélia, Bia, Roberto e Yuri BIttar. Essa turma foi muito boa, fizemos ótimas fotos, e espero que também tenhamos aprendido muito!

A edição de fevereiro do curso foi ótima! Encontramos um grupo de teatro incrível na rua, desenvolvendo uma brincadeira muito criativa (veja aqui ), e várias pessoas interessantes, de artistas de rua a senhores sentados vendo o tempo passar, fez sol ardido, choveu torrencialmente... creio que fizemos ótimas fotos!

Além das minhas fotos, veja algumas dos alunos desta e de outras edições:
www.flickr.com/photos/yuribittar/galleries/72157626174499...

Mais informações sobre o curso: www.flickr.com/photos/yuribittar/5395469304/in/set-721576...

quarta-feira, 2 de março de 2011

Os polvos encontram os fotógrafos!


Os polvos encontram os fotógrafos!
Upload feito originalmente por Yuri Bittar

O Grupo Sensus, em cartaz com a peça Kinema, vai nos acompanhar na 19ª Saída Fotocultura: A Poesia na Rua. em 13/03/2011 . Além de participar da saída, eles vão sortear 6 ingressos para a peça.

Andando na Paulista com meus alunos do Curso A Fotografia de Rua, domingo, encontramos o Grupo Sensus, promovendo a sua nova peça, Kinema. Cada um tinha um capacete com esses conduítes e chamava algumas pessoas para ouvir poesia, que era recitada numa espécie de "microfone" e cada pessoa com outra ponta no ouvido escutava, e bem. Genial heim? Eles são os Polvos Poéticos!

Dois dias depois entrei em contato com a diretora e criadora do Sensus, Thereza Piffer, renomada atriz, que adorou a idéia de participar da Saída Fotocultura! E já que o tema da saída é justamente a poesia, fui uma junção perfeita!

Então no dia 13/03/2011 os Polvos Poéticos encontram os fotógrafos! E você está convidado a participar!

terça-feira, 1 de março de 2011

Profundidade de campo / Depth of field


Profundidade de campo / Depth of field
Upload feito originalmente por Yuri Bittar

Essas fotografias foram feitas durante a aula, junto aos alunos, para demonstrar como funciona a Profundidade de Campo. Fotografei com a Sônia, ou seja, minha Sony Cybershot DSC H50:

- F3.5, ou seja, com o diafragma bem aberto, temos pouca Profundidade de campo, portanto o fundo tende a ficar mais neutro, e temos um foco pouco abrangente (como demonstra o círculo)

- F8, ou seja, diafragma bem fechado, temos muita Profundidade de campo, é possível identificar o que está no fundo, e temos um foco mais abrangente.

Fotografia realizada durante o curso A Fotografia de Rua, com Yuri Bittar
São Paulo SP, Av. Paulista, 27/02/2011
Veja a foto dos participantes: www.flickr.com/photos/yuribittar/5485617308/
Mais informações sobre este e outros cursos: yuribittar.com