quinta-feira, 18 de março de 2010

I'm watching you

A algum tempinho atrás estava sem foto para postar no flickr, então peguei uma foto e brinquei com ela, para transformar em algo mais interessante. A foto original tinha a intenção de fazer parecer que usei uma câmera antiga para fazer um auto-retrato. Essa câmera já não funciona e fiz a foto com uma nova, mas parece até que usei ela! A brincadeira foi pegar metade da foto e espelhar para o outro lado, dando a impressão que eu segurava duas câmeras iguais.

Era final do ano (2009) e resolvi usar ela para dizer aos amigos que estaria de olho neles em 2010! A foto foi essa:

Tô de olho em você em 2010 / I'm watching you in 2010

O que me surpreendeu foi que essa foto despretensiosa acabou recebendo muitos elogios! Resolvi então transformar a idéia em uma série, cada foto com uma de minhas câmeras antigas. Questão de oferta e procura certo? O resultado é esse:


Tô de olho em você 3 /  I'm watching you 3

Tô de olho em você 2 /  I'm watching you 2

Tô de olho em você 4 /  I'm watching you 4

Por isso te digo, ESTOU DE OLHO EM VOCÊ !!!!!!

segunda-feira, 15 de março de 2010

A regra dos terços


Um terço do Muro, upload feito originalmente por Yuri Bittar.

A regra dos terços é uma coisa engraçada. A seguimos "cegamente", sem pensar. Tá, tudo bem, ela nos leva a boas composições. O fotógrafo iniciante geralmente usa a "regra-do-centro" e, com o tempo ou com aulas, percebe que o assunto não deve ficar no meio. Vai percebendo que deve criar um caminho na foto, levar quem olha ao principal mas fazê-lo antes passar por toda a foto.

Um terço do Muro
Jardim Botânico de São Paulo
14/02/2010

A foto acima foi um instantâneo, mau parei, olhei e cliquei. Na hora eu não pensei nem na regra dos terços e nem em nenhuma outra. Depois, ao olhar na tela do PC percebi que se encaixava muito bem na regra. Coloquei as marcações para ficar bem claro. Percebam como a curva do muro praticamente tangencia as retas com a mesma distância.

Por que estou dizendo tudo isso? penas para discutir o quanto absorvemos padrões e passamos a cumpri-los automaticamente. Se isso é bom ou não, aí é outra coisa!

sexta-feira, 12 de março de 2010

Dança Cigana


Uma parada, um olhar, upload feito originalmente por Yuri Bittar.

Ontem. a convite da minha amiga Brigitte estive na Casa Estrelas Ciganas, uma uma Casa de Tradição e Cultura Ciganas: www.casaestrelasciganas.com

Fui conhecer o local e propor levar lá meus alunos de fotografia para uma aula "conjunta', de dança e fotografia. A "mestre" Dalillá não só aceitou como propôs fazer uma aula especial, na área externa, em volta da fogueira.

Então fiz algumas fotos com a minha câmera compacta (Canon PowerShot A470) apenas para ter uma idéia do que poderei fazer com os alunos. Como a luz era fraca, eu não podia usar flash, e as dançarinas se movimentavam com velocidade, optei por não fugir do borrado e do granulado.

Um abraço pro pessoal da Casa Estrelas Ciganas!